6 riscos de acessar a Dark Web que você precisa saber

6 riscos de acessar a Dark Web que você precisa saber

Explorar os cantos mais obscuros da internet pode parecer intrigante, mas a Dark Web esconde perigos que vão muito além da curiosidade. 

Por trás do anonimato e da descentralização, há riscos reais que colocam em jogo sua segurança digital, privacidade e até sua integridade física. Por isso, a seguir, veja 6 riscos de acessar a Dark Web que você precisa conhecer.

Dark Web X Deep Web

Imagem: Vitoria Gomez (gerado com IA)/Olhar Digital

Antes de conhecer os 6 riscos ao acessar a dark web, é importante entender o que esse termo realmente significa, já que muita gente confunde e acaba generalizando.

Ao falar da parte oculta da internet, é comum que as pessoas misturem dark web e deep web, acreditando que ambas se referem a um ambiente criminoso. Mas não é bem assim. 

A deep web é toda a parte da internet que não aparece em sites de busca como o Google. Isso inclui contas de e-mail, sistemas bancários, bancos de dados e qualquer conteúdo protegido por senha ou restrição de acesso. É uma parte grande da internet usada por quase todo mundo, mas invisível para buscadores.

Já a dark web é uma pequena parte da deep web, acessada apenas por programas especiais como o Tor. Nesse espaço, o anonimato é garantido e há muitos conteúdos ilegais, como mercados clandestinos e fóruns secretos.

6 riscos de acessar a Dark Web que você precisa saber

Exposição a conteúdos ilegais

Algemas em um teclado de computador: imagem simbólica para cyberbullying
(Imagem: hxdbzxy/Shutterstock)

A navegação na dark web costuma ser feita por meio de links em fóruns, listas (como a Hidden Wiki) ou compartilhamentos, que nem sempre são confiáveis ou seguros.

Além disso, muitos sites não têm descrição clara do que oferecem, então você pode acabar clicando em links que levam a conteúdos ilegais sem querer.

Assim, você pode acabar se deparando com conteúdos ilegais, como pornografia infantil, vídeos reais de assassinato, violência e vários outros tipos de crimes perturbadores.

Risco de golpes e fraudes

Cuidado com os golpes pelo Pix (Imagem Freepik)

A dark web é um ambiente onde golpes são comuns. Muitas vezes, você encontra ofertas falsas de produtos ou serviços feitas por golpistas que têm o objetivo de roubar seu dinheiro ou informações pessoais. É frequente que as pessoas paguem por algo e não recebam o que foi comprado.

Além disso, há golpes que envolvem extorsão, em que criminosos ameaçam as vítimas para obter mais dinheiro. Como o ambiente é anônimo e sem regulamentação, a chance de isso acontecer é muito alta.

Comunidades tóxicas e perigosas na dark web

Cyberbullying
Imagem: Burdun Iliya/Shutterstock)

Na dark web, existem fóruns, grupos e chats onde pessoas se reúnem para discutir e planejar atividades ilegais ou violentas. Muitas dessas comunidades promovem o discurso de ódio e ideias extremistas, criando um ambiente tóxico, perturbador e manipulador para pessoas emocionalmente vulneráveis.

Exposição a malwares

malware
(Imagem: janews / Shutterstock.com)

Esse ambiente é cheio de riscos tecnológicos. Muitos sites e arquivos disponíveis lá podem conter malwares, como vírus, ransomware, trojans e spyware. Esses softwares maliciosos podem infectar seu dispositivo sem que você perceba.

Leia mais

Tecla
(Imagem: Cristian Storto/Shutterstock)

É possível cometer um crime na dark web mesmo sem intenção direta, especialmente ao acessar conteúdos ilegais por descuido ou curiosidade. 

Como já mencionado, há uma grande chance de se deparar acidentalmente com material criminoso durante a navegação. Dependendo da legislação de um país, você pode estar cometendo um crime.

Perda de privacidade 

Crédito: Robert Avgustin (shutterstock/reprodução)

Um ambiente de contradições pode definir a dark web. Mesmo com a lógica do anonimato e o uso de ferramentas como o Tor, sua identidade pode ser exposta.

Hackers e agências governamentais conseguem explorar falhas técnicas, engenharia social ou erros do próprio usuário para identificar quem está por trás da navegação.


administrator

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *