
Tudo sobre TikTok
Desde o início de maio deste ano, o TikTok conta com uma novidade para os usuários no Brasil: o TikTok Shop, um serviço voltado para a comercialização de produtos sem sair da rede social. Entretanto, como o seu lançamento ainda está recente, muitas pessoas têm dúvidas em relação à funcionalidade. Um dos maiores questionamentos é sobre o reembolso.
Afinal, como funciona e como pedir o reembolso? Nas próximas linhas, o Olhar Digital traz todos os detalhes.
Veja como pedir o reembolso de produtos comprados no TikTok Shop

O TikTok conta com as próprias diretrizes relacionadas à política de reembolso no serviço TikTok Shop. A seguir, veja quais são os detalhes que você precisa saber sobre essa solicitação e como fazê-la.
Leia mais:
Regras para o reembolso, prazos e onde encontrá-las
Antes de conferir as regras, saiba que a política de cancelamento, devolução e reembolso de pedidos do cliente do TikTok Shop é atualizada de forma periódica. Por isso, pode ser importante sempre consultá-la clicando aqui quando você precisar.
O primeiro ponto que você deve saber é que o reembolso só pode ser solicitado pelo cliente após o status do pacote ser atualizado para “Enviado”. Além disso, caso o vendedor queira fazer o reembolso ao cliente, mas não receber a mercadoria de volta, ele pode realizar a solicitação de “Somente Reembolso” para os pedidos que estiverem com o status de envio.

Outra regra importante é que os clientes podem fazer a solicitação de devolução e reembolso em até 30 dias corridos depois que o status da compra for atualizado para “Entregue”. Entretanto, há uma brecha nessa diretriz para casos em que o produto é defeituoso, pois mesmo após os 30 dias é possível enviar uma solicitação de devolução e reembolso.
Além disso, o TikTok Shop aprova automaticamente todos os pedidos de devolução de itens de categorias retornáveis, com exceção das categorias com devoluções condicionadas. Nas categorias de produtos que precisam de aprovação para que a devolução e o reembolso sejam feitos, os vendedores possuem o prazo de 3 dias úteis para fazer a análise e aprovar ou não o pedido. Caso não seja feita a análise nesse período, o TikTok vai aprovar a solicitação de forma automática.
Após a solicitação ser aprovada, o cliente tem 14 dias corridos para fornecer as informações solicitadas e fazer a devolução do item. Se não fizer, a solicitação será encerrada. Também é essencial que seja devolvido o item correto. Porém, é muito importante que os vendedores fiquem atentos ao fato de que o TikTok “não será responsável de forma alguma se o cliente não devolver o item correto ao vendedor”.
Além disso, é o vendedor que deve rastrear todos os itens devolvidos pelo cliente. Já quando recebe o produto, ele precisa realizar alguma ação dentro de 3 dias úteis. Se não fizer isso, a solicitação de devolução e reembolso será aprovada de maneira automática.
Também vale destacar que os vendedores podem devolver o dinheiro do cliente sem receber os produtos de volta, caso queiram. Os fretes de devolução são pagos pelo vendedor ou TikTok, conforme as diretrizes da plataforma.

O TikTok Shop também assegura que, caso uma loja seja desativada, ele mesmo fará o processamento de solicitações de reembolso e realizar a recuperação de fundos para devolver o valor investido pelo cliente.
Como pedir reembolso no TikTok Shop
É muito fácil pedir o reembolso no TikTok Shop. Para isso, basta acessar a aba “Seus pedidos” e depois tocar em “Pedidos”. Então, confira qual é a compra que você deseja fazer a solicitação, clique nos três pontos abaixo do produto e selecione a opção “Solicitar reembolso”. Após isso, escolha uma explicação para o seu pedido e toque em “Continuar”.
É possível inserir uma foto do produto e uma mensagem sobre o que tem de errado ele. Após isso, aperte em “Continuar”, veja a agência dos correios para devolver a mercadoria clicando em “ver localizações”, solicite um método de devolução, vá em “Continuar” e, por último, “Enviar”. Após a solicitação ser aprovada, lembre-se de copiar o número de autorização de devolução que aparecerá em sua tela, embalar o produto e levá-lo ao correio indicado em até 14 dias. Caso contrário, o seu pedido será cancelado.