Sam Altman diz que novo modelo chega ainda este ano

Sam Altman diz que novo modelo chega ainda este ano

O CEO da OpenAI, Sam Altman, confirmou que o aguardado modelo GPT-5 deve ser lançado “provavelmente durante o verão do hemisfério norte”, ou seja, entre os meses de junho e setembro. Apesar disso, ele não cravou uma data oficial para a estreia da nova geração da inteligência artificial (IA), considerada a mais importante da empresa até hoje.

A informação foi revelada durante uma entrevista no The OpenAI Podcast, um novo podcast oficial da empresa apresentado por Andrew Mayne, ex-funcionário da própria OpenAI. No bate-papo, Altman reforçou que, embora haja uma grande expectativa em torno do GPT-5, a empresa ainda discute internamente se deve seguir com grandes saltos de versões ou se continua apostando em atualizações graduais, como aconteceu com o GPT-4o.

Logos da OpenAI e do GPT-5
GPT-5 agora tem uma janela de lançamento anunciada pelo próprio CEO da OpenAI (Imagem: photosince / Shutterstock.com)

Nome, versão e desenvolvimento do “GPT-5” seguem indefinidos

Durante a entrevista, Altman destacou que o conceito de versões nas inteligências artificiais da OpenAI está cada vez menos claro. “Antes era mais simples. Treinávamos um modelo, lançávamos, e depois criávamos outro grande modelo e lançávamos também”, explicou. Segundo ele, com o avanço dos modelos e o uso de atualizações contínuas após o treinamento, a definição do que é uma nova versão se tornou mais subjetiva.

O próprio Andrew Mayne questionou Altman sobre a percepção dos usuários em relação às atualizações. “Eu perceberia que estou usando o GPT-5 ou só acharia que é um GPT-4.5 muito bom?”, perguntou. O CEO respondeu de forma direta: “Não necessariamente. Pode ir para qualquer lado. Podemos seguir iterando o 4.5 ou, em algum momento, chamar isso de cinco”.

GPT-4.5 é anunciado pela OpenAI
Sam Altman disse que o GPT-5 pode ser uma nova iteração do GPT-4.5 (Imagem: Divulgação/OpenAI)

Além disso, Altman não esclareceu se o GPT-5 será, de fato, um modelo totalmente novo, uma espécie de sistema roteador de modelos ou uma combinação de diferentes abordagens. A OpenAI tem adotado uma postura cautelosa e evita alimentar o excesso de expectativas.

AGI, superinteligência e os rumos da OpenAI

Outro tema abordado na entrevista foi o conceito de AGI (Inteligência Artificial Geral). Para Altman, essa definição tem mudado ao longo dos anos. “Se você me perguntasse ou perguntasse a qualquer pessoa há cinco anos o que seria AGI, a definição que muitos dariam já foi, de certa forma, superada”, afirmou.

Apesar disso, o executivo discordou da ideia de que a AGI já tenha sido alcançada — mesmo com os avanços do modelo o3, recentemente anunciado pela OpenAI. Segundo ele, os sistemas atuais estão cada vez mais próximos, mas ainda não atingiram o patamar de uma inteligência capaz de fazer descobertas científicas de forma independente ou gerar avanços significativos na pesquisa humana — critérios que, para ele, definem uma superinteligência.

inteligência artificial geral
Altman também comentou sobre a busca pela Inteligência Artificial Geral (Imagem: tete_escape / Shutterstock.com)

A OpenAI também publicou recentemente um comunicado reforçando que o desenvolvimento da AGI não será um evento súbito, mas sim um processo contínuo, o que representa uma mudança em relação à visão anterior.

Leia mais:

Sem anúncios no ChatGPT (por enquanto)

Durante a conversa, Altman também comentou sobre os modelos de negócios da OpenAI. Segundo ele, não há planos de incluir publicidade no ChatGPT, pelo menos por enquanto. O executivo considera que essa estratégia poderia prejudicar a confiança dos usuários.

Acho que isso seria um momento de destruição de confiança”, afirmou Altman, se referindo à possibilidade de que os anúncios influenciassem diretamente as respostas do modelo. Ainda assim, ele reconheceu que a OpenAI busca formas de gerar receita também com os usuários gratuitos, algo que deve acontecer já no próximo ano, conforme aponta um plano de negócios vazado.


administrator

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *