Serviço de carro voador está perto de virar realidade… em Dubai

Serviço de carro voador está perto de virar realidade… em Dubai

Dubai quer se tornar pioneira no setor de táxis aéreos

Joby Aviation
Imagem: divulgação/Joby Aviation

Compartilhe esta matéria

A empresa de táxis aéreos Joby Aviation está perto de iniciar seus serviços em Dubai. A companhia entregou seu primeiro carro voador de produção por lá e planeja começar a operação já no início de 2026.

E não é só em Dubai: apesar das grandes promessas pro futuro terem demorado a deslanchar, os táxis áereos estão fazendo progresso nos Estados Unidos e no Brasil.

carro voador da joby aviation
Joby Aviation assinou acordo de seis anos para operar em Dubai (Imagem: Joby Aviation)

Carro voador deve começar a funcionar no ano que vem em Dubai

A Joby Aviation afirmou que concluiu com sucesso vários voos de testes com piloto a bordo de seu carro voador e entregou a primeira unidade de produção em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Por lá, a companhia conduziu seu primeiro voo de teste de mercado nesta semana, de acordo com a agência Reuters.

O feito é significativo para a Joby. A companhia já trabalha no carro voador desde 2009 e surge como uma das pioneiras no mercado de táxis aéreos – que vem sofrendo com expectativas exageradas frente aos altos custos operacionais.

Agora, Dubai quer se tornar uma verdadeira vitrine de táxis aéreos. A cidade fechou um acordo de exclusividade operacional de seis anos com a Joby, que inclui apoio financeiro e regulatório para colocar os carros voadores no ar.

A empresa espera começar a funcionar comercialmente por lá já no início do ano que vem. Segundo o The Verge, a operação acontecerá a partir de quatro vertiportos planejados, incluindo o Aeroporto Internacional de Dubai e Palm Jumeirah (a ilha artificial da cidade).

Há desafios

  • Como falamos, os custos operacionais são altos, o que muitas vezes limitam a clientela. Para tentar atrair o público, a Joby vai realizar voos de testes nas rotas nas quais deve operar antes de realmente iniciar a operação comercial;
  • Paul Sciarra, presidente do conselho de diretores da Joby, destacou outro problema: o calor de Dubai. Com as temperaturas altíssimas, manter o ar-condicionado em pleno funcionamento é essencial para garantir o bem-estar dos passageiros, mas pode ser complicado;
  • Segundo ele, há muitos outros “requisitos a serem verificados” antes do início da operação, como treinamento de mecânicos e tripulações em voo no solo.
Empresa completou testes do veículo em Dubai (Imagem: Joby Aviation/Divulgação)

Táxis aéreos também são esperança em outros locais

Apesar dos esforços ‘extras’ de Dubai para se tornar pioneira na mobilidade aérea, o setor de táxis aéreos também está avançando nos Estados Unidos. Por lá, a Joby Aviation está prestes a começar um processo de testes por profissionais da Administração Federal de Aviação (FAA). Essa é a fase final antes do início da operação com passageiros.

Leia mais:

No Brasil, a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, também está trabalhando para viabilizar os táxis aéreos. O carro voador da empresa já tem 2.800 unidades encomendadas. A operação tem previsão de início no começo de 2026 e deve fazer o trecho Faria Lima-Aeroporto de Guarulhos em apenas 13 minutos. Saiba os detalhes aqui.


Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital


administrator

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *